Entre em contato

Utilize o formulário abaixo ou envie e-mail para sac@utilhealthcare.com
Você também pode ligar no telefone (11) 2367-3128
de segunda à sexta das 9h às 17h

Carregando

Mensagem enviada com sucesso,
aguarde que em breve entraremos em contato!

Houve um erro ao enviar seu contato,
por favor tente novamente.

< Voltar







FAQs





Perguntas técnicas

O sistema está lento. Qual a razão?

Normalmente, a razão para lentidão é a velocidade de conexão à internet. Verifique sua conexão e tente optar pelo Wi-Fi. Caso a demora persista, considere fazer um "refresh" na página.

É possível usar o Core em quais navegadores?

O Core foi homologado para ser utilizado no Google Chrome, no Internet Explorer e no Safari. Ao contrário, não o foi para o Firefox nem para o Microsoft Edge.

É possível usar o Core apenas com 3G/4G?

Sim, é possível usar o Core com qualquer conexão de dados. A velocidade poderá ser menor quando comparada ao uso em rede Wi-Fi.

Quais são os requisitos mínimos para usar o Core?

- Conexão à internet;
- Navegador homologado: Chrome, Internet Explorer ou Safari;
- Javascript e cookies habilitados;

O Core

O que é o Core?

O Core é um prontuário eletrônico inteligente, multifuncional e intuitivo, que possibilita registro e compartilhamento da informação em Saúde.

Quem pode usar o Core?

Qualquer profissional de saúde e profissionais administrativos que trabalham na área da Saúde.

Em quais plataformas o Core funciona?

O Core é uma plaforma "web-based" que pode ser acessada de qualquer dispositivo: smartphones, tablets e PCs.

Funcionalidades

Quais são as funcionalidades do Core?

O Core possui diversas funcionalidades: - Prontuário eletrônico do paciente;
- Atendimentos dinâmicos e personalizáveis;
- Linha do Tempo;
- Encaminhamento (interconsulta);
- Exportação de dados;
- Solicitação de exames;
- Registro de controles e de resultados de exames;
- Integração com bancos de dados clínicos;
- Prescrição de medicamentos;
- Visualização da informação em paineis intuitivos;
- Banco de imagens e laudos;
- E muito mais!

Minha conta

Como me cadastro no Core?

Navegue até http://utilhealthcare.com e clique em CADASTRE-SE na barra superior, à direita. É importante definir se você é um profissional de saúde (e inserir seus dados) ou se é um profissional administrativo.

Como alterar os dados da minha conta?

Clique no seu nome de usuário na barra superior, à direita. Clique em "Minha Conta". Abra a seção que deseja atualizar. Clique em SALVAR.

Como me tornar um usuário pleno e ter acesso a todas as funcionalidades de Core?

Para obter o pleno acesso ao Core, encaminhe documento do conselho (caso você seja um profissional de saúde) ou documento com foto (caso seja um profissional administrativo). Para encaminhar o documento, clique no seu nome de usuário na barra superior (à direita). Clique em "Minha Conta". Clique na seção "Identificação", e faça o upload na seção "PERFIL PROFISSIONAL". Assim, você contribui para manter a segurança do Core, dos seus usuários e das informações dos pacientes.

Equipe

Como criar uma nova equipe?

Clique em "EQUIPE", logo abaixo do seu nome de usuário na barra superior (à direita). Clique em "CRIAR EQUIPE". Ao criar uma equipe, você se torna seu administrador, podendo configurá-la.

Como configurar minha equipe?

Na qualidade de administrador, você pode inserir dados como: especialidade, locais de trabalho e imagem da equipe. Um administrador também pode convidar outros usuários (cadastrados no Core ou não) para fazer parte de sua equipe. Clique no botão "ADICIONAR" para inserir os dados. Clique em "SALVAR" para finalizar. A configuração da equipe também pode ser feita diretamente na página da mesma. Na página da equipe, clique em "CONFIGURAR EQUIPE". Clique em "MEMBROS". Você também pode definir as preferências da sua equipe. Para isso, clique em "PREFERÊNCIAS". Lembre-se: é necessário ser um usuário PLENO para configurar a sua equipe. Para tornar-se um usuário PLENO, leia a pergunta Como me tornar um usuário pleno e ter acesso a todas as funcionalidades de Core? na seção Minha Conta desse FAQ.

Qual é o papel do administrador da equipe?

O administrador é o responsável por definir o nome da equipe, sua imagem, convidar ou excluir membros, além de criar e editar atendimentos.

Como inativar uma equipe?

Na página da equipe, clique em "CONFIGURAR EQUIPE". Clique em "INATIVAR EQUIPE". Atenção: não será mais possível preencher novas informações a respeito dos pacientes atendidos pela equipe inativada.

Como inserir um novo membro na equipe?

Clique em "CONVIDAR" na página de Configuração da Equipe. Se o potencial novo membro já é usuário do Core, digite seu nome no campo de busca - o Core o encontrará. Se o Core não encontrar o nome redigido, tecle Enter no seu teclado, e digite o e-mail do membro convidado no campo "E-MAIL" para que o Core envie um convite eletrônico automaticamente. Clique em "SALVAR".

Como excluir um membro de uma equipe?

Sim. O Core permite que você participe de quantas equipes quiser.

Como fazer caso eu seja um profissional único sem equipe?

Sua equipe será constituída por apenas um profissional, você.

Como alterar o status de um membro de equipe?

Na página de Configuração da Equipe - desde que seja o administrador da equipe - altere o "STATUS" de um membro de "Padrão" para "Administrador" (ou vice-versa) ao clicar na lista suspensa ao lado do nome. Clique em SALVAR.

Linha do tempo

O que é?

A Linha do Tempo é um modo de visualização de todas as atualizações da equipe ou do paciente, organizados cronologicamente.

Como visualizar a linha do tempo?

Há dois modos de visualização da linha do tempo: gráfica e detalhada. Ambas podem ser acessadas na seção "VISÃO", através de dois ícones localizados no canto superior esquerdo do quadro.

O que é são um post?

Um post é uma atualização na linha do tempo da equipe ou do paciente. Cada post exibe:
- nome do usuário, título do acontecimento, data e hora do registro;
- perguntas e respostas definidas na configuração do atendimento;
- atendimentos adicionados.

Como inserir um post?

No Core, um post é disparado automaticamente sempre que ocorre uma ação, como criar ou preencher um atendimento, solicitar exames, prescrever medicamentos etc.

Como fazer um comentário num post?

Na visão detalhada da linha do tempo, clique na seta no canto inferior direito de cada post. Use a caixa de mensagens para a inserção de um ou mais comentários. Utilize-os para fazer uma anotação rápida ou facilitar a comunicação entre os membros da sua equipe.

Como procurar um post ou uma informação na linha do tempo?

É possível fazer a busca de um post a partir da data da postagem, do tipo/status do post e/ou, ainda, a partir do nome da equipe ou do usuário responsável. Além disso, uma determinada informação pode ser pesquisada por digitação da palavra de interesse num campo de busca aberto. Os filtros facilitam o encontro de posts e informações recentes ou antigos.

Pacientes

Cadastro de pacientes

Como adicionar um novo paciente?

- Na página da equipe, clique em "PACIENTES" na barra horizontal;
- No canto superior direto do quadro, clique em "ADICIONAR NOVO"; a tela de cadastro abrirá;
- Preencha os campos e clique em "SALVAR"

Como modificar os dados cadastrais de um paciente?

Na página do paciente, clique em "VER CADASTRO" ao lado da foto do paciente. Você terá acesso aos dados cadastrais do paciente. Faça as alterações e clique em "SALVAR".

Como buscar um paciente?

Na página da equipe, clique em "PACIENTES" na barra horizontal. No campo de busca, digite os dados de interesse do paciente e clique em "

É possível excluir um paciente e seus respectivos dados?

Não é possível excluir um paciente no Core.

Consigo cadastrar um paciente que já tenho cadastrado em outra equipe?

Sim, é possível. Cadastre este paciente como "NOVO". Caso você deseje levar o prontuário do paciente para sua outra equipe, você pode usar a funcionalidade de ENCAMINHAMENTO do Core.

O que fazer se o mesmo paciente for cadastrado por engano duas vezes?

É possível unificar os dois cadastros do paciente em um só.
- Clique em "VER CADASTRO" na página do paciente para ter acesso à tela de configuração de cadastro;
- Clique na aba "BÁSICO". Note a frase: "Para incorporar os dados cadastrais e o prontuário do paciente CLIQUE AQUI"; faça o clique;
- Você terá acesso à tela de unificação de prontuários;
- Selecione o nome do paciente no campo "PACIENTE QUE SERÁ INCORPORADO";
- Clique no botão verde "CONFIRMAR";
Atenção: essa ação não poderá ser desfeita

Principal

O que é?

"PRINCIPAL" representa um sumário organizado de diagnósticos e procedimentos do paciente, oferecendo um modo de visualização intuitivo e prático.

Como adicionar um novo Diagnóstico/Procedimento?

Clique em "ADICIONAR", que abre atendimentos de tipo "diagnóstico" e "procedimento", ou diretamente de um destes tipos de atendimento. Ao preencher um destes atendimentos, note que você pode definir data de ínicio e fim, CID-10, entre outros. Clique em "CONCLUIR" para que suas respostas sejam automaticamente levadas para o sumário "PRINCIPAL".

O que significa "relevância"?

Cada diagnóstico/procedimento pode ser organizado de acordo com sua relevância: "PRINCIPAL", "IMPORTANTE" ou "OUTROS". Apenas um diagnóstico/procedimento pode ser definido como PRINCIPAL e aparece na cor laranja. Os diagnósticos/procedimentos IMPORTANTES aparecem na cor azul, enquanto os OUTROS são visualizados na cor branca. Também é possível visualizar diagnósticos/procedimentos que tenham sido refutados (em vermelho). Quem define a relevância de cada diagnóstico/procedimento é o usuário.

Como organizar Diagnósticos/Procedimentos por relevância?

Note que cada diagnóstico/procedimento possui uma pequena seta para cima e outra para baixo. O clique nas setas é que muda sua relevância, garantindo organização dos diagnósticos à sua maneira:
- Atendimentos de tipo diagnóstico contêm a pergunta "Gravidade do quadro?". Em caso de resposta "Alta", o diagnóstico aparece automaticamente como "PRINCIPAL" - na ausência de um - ou "IMPORTANTE"; resposta "Média" coloca o diagnóstico como "IMPORTANTE"; e resposta "Baixa" - ou ausência de resposta - coloca o diagnóstico como OUTROS;
- O mesmo mecanismo é válido para Procedimentos.

Como obter o CID do diagnóstico?

O Core é integrado com o CID-10. Ao responder à pergunta "CID-10?", presente num atendimento de tipo "Diagnóstico", o Core lista as possibilidades de CID para o diagnóstico que você busca.

Como obter o TUSS do procedimento?

O Core é integrado com o TUSS. Ao responder à pergunta "TUSS?" presente num atendimento de tipo "Procedimento", o Core lista as possibilidades de TUSS para o procedimento que você busca.

Controles

O que são?

"CONTROLES" é um sumário para inserção e visualização das variáveis clínicas do paciente e dos dispositivos em uso - um verdadeiro "folhão". Você define quais variáveis clínicas (ou dispostivos) são apresentados no sumário. Todo dado inputado é armazenado em banco de dados. E, ainda, o Core calcula o balanço hídrico automaticamente.

Como configurar a lista de Controles?

Clique em "CONFIGURAÇÃO". Por meio de campo de busca, pode ser encontrado todo tipo de variável clínica e dispositivo.
Após encontrar a variável clínica (ou dispositivo) desejada, clique no sinal de "+" para levá-la ao Sumário de Controles. Note que o nome da variável clínica (ou dispositivo) aparecerá em tabela logo abaixo. Nela, observe a coluna RESUMO, que determina a maneira como a variável será resumida: através de soma (no caso de ganhos e perdas), como mínimo e máximo (por exemplo, temperatura, pressão arterial) ou como último valor (por exemplo, quando um dispositivo é retirado ou inserido). É você quem configura esta característica.
Clique em "FECHAR"; a variável clínica (ou dispositivo) aparecerá no sumário de controles.

Como adicionar um novo resultado na Tabela de Controles?

Há duas maneiras de adicionar um novo resultado: diretamente através da tabela ou preenchendo um atendimento de tipo Controle. Diretamente da tabela:
- Ajuste a data e a hora em que a variável foi coletada (a data apresentada sempre é a atual);
- Faça o input dos valores das variáveis ou da presença ou não de um dispositivo;
- Clique em "ADICIONAR";
- Pronto: o(s) novo(s) resultado(s) já estará(ão) inseridos;
- Note que, a cada adição, uma nova coluna é criada;
- Atendimentos de tipo Controle são criados automaticamente quando resultados são inseridos diretamente na tabela.

Como excluir um Controle?

Na página de configuração, basta clicar em "✓" dentro da coluna VISÍVEL. A variável sairá automaticamente do Sumário de Controles.

O que é Quadro Evolutivo?

O Quadro Evolutivo é um gráfico que oferece visualização ponto a ponto das variáveis clínicas presentes no Sumário de Controles e Resultados de Exames.

Como configurar a visualização do Quadro Evolutivo?

Qualquer uma das variáveis clínicas presentes no Sumário de Controles pode ser selecionada para visualização no quadro evolutivo.
Clique no campo "CONTROLE OU EXAME" para selecionar a variável e selecione o período de visualização desejado.

Resultados de exames

O que são?

"RESULTADOS DE EXAMES" é um sumário para entrada e visualização de resultados de exames laboratoriais, de imagem, funcionais e endoscópicos. Os exames que são apresentados são definidos pelo usuário. Todo dado inserido é armazenado em um banco de dados. O Core possui cerca de 3.500 exames cadastrados.

Como configurar a Lista de Exames?

O clique em "CONFIGURAÇÃO" para ter acesso a uma página de configuração de resultados de exames, onde, por meio de campo de busca, pode ser encontrado todo tipo de exame. Após encontrar o exame desejado, clique no botão "+" para levá-lo ao Sumário de Exames. O nome do exame aparecerá em tabela logo abaixo. Nela, observe a coluna "RESUMO", que determina a maneira como a variável será resumida: os resultados de exames laboratoriais são apresentados como último valor - neste caso, o Core calcula a diferença entre o último e penúltimo resultado, mostra a variação e aponta se o resultado está fora do valor de referência. Clique em "FECHAR"; o exame aparecerá no Sumário de Exames.

Como adicionar um novo resultado na Tabela de Exames?

Há duas maneiras de adicionar um novo resultado: (1) diretamente através da Tabela ou (2) preenchendo um atendimento de tipo Resultado de Exame.
(1) Diretamente da tabela:
- Ajuste a data e a hora em que a variável foi coletada (a data apresentada sempre é a atual);
- Faça o input dos valores das variáveis ou do resultado de exame qualitativo;
- Clique em "ADICIONAR";
- Pronto: o(s) novo(s) resultado(s) já estará(ão) inserido(s);
- Note que, a cada adição, uma nova coluna aparece.
(2) Atendimentos de tipo Resultado de Exames são criados automaticamente quando resultados são inseridos diretamente na tabela.

Como são apresentados os resultados de exames qualitativos?

Os resultados de exames qualitativos são apresentados no sumário como presente/ausente, negativo/positivo, normal/alterado - basta selecionar "ÚLTIMO VALOR" na configuração do exame.

Como excluir um exame de laboratório?

Na página de configuração, basta clicar em "✓" dentro da coluna VISÍVEL. A variável sairá automaticamente do sumário de exames.

Como configurar a visualização do Quadro Evolutivo?

Qualquer um dos exames presentes no sumário de exames pode ser selecionado para visualização no quadro evolutivo.
Clique no campo "CONTROLE OU EXAME" para selecionar a variável e selecione o período de visualização desejado.

Solicitação de exames

O que são?

"SOLICITAÇÃO DE EXAMES" é uma funcionalidade que possibilita a organização de um sumário de exames e a emissão de uma receita médica impressa.

Como solicitar exames?

Clique em "ADICIONAR" para abrir um atendimento de tipo Solicitação de Exame, cujo preenchimento gera a solicitação. Você faz a busca do exame desejado (o Core o encontra para você) e pode acrescentar uma observação (por exemplo, a justificativa para a solicitação), que acompanha o exame na receita. Clique em "CONCLUIR" e suas respostas serão automaticamente levadas para o Sumário de Solicitação de Exames.

Como gerar uma receita médica?

Selecione um ou mais exames da lista e clique em "GERAR RECEITA". O Core emite sua receita no formado PDF pronto para impressão.

Prescrições

O que são?

"PRESCRIÇÕES" é uma funcionalidade para prescrição e organização de medicamentos. O Core é integrado com a lista de medicamentos da ANVISA.

Como incluir um novo medicamento?

Clique em "ADICIONAR" para abrir um atendimento de tipo Prescrição, cujo preenchimento gera a inclusão de novo medicamento. Faça a busca do medicamento desejado (o Core o encontra para você) e os ajustes necessários para definir modo, tempo de uso e observações. Clique em "CONCLUIR" e suas respostas serão automaticamente levadas para o Sumário de Prescrições.

Como alterar um medicamento em caso de erro?

- Selecione o medicamento clicando sobre o seu nome;
- No atendimento tipo "Prescrição", clique em "REEDITAR";
- Os campos estarão abertos para correções.

Como modificar a posologia de um medicamento já prescrito?

- Selecione o medicamento clicando sobre o seu nome;
- No atendimento tipo "Prescrição", clique em "REEDITAR".

Como suspender um medicamento?

- Selecione o medicamento clicando sobre o seu nome;
- No atendimento tipo "Prescrição", clique no botão "REEDITAR";
- Clique na alternativa "Suspenso" da pergunta "Modo de uso?";
- Clique em "CONCLUIR".

Como gerar receita?

Selecione um ou mais medicamentos da lista e clique em "GERAR RECEITA". O Core emite sua receita no formato PDF da prescrição pronto para impressão.

Reação adversa

O que é?

"REAÇÃO ADVERSA" é uma funcionalidade para registro de todo tipo de reação adversa que o paciente possa ter apresentado.

Como adicionar uma reação adversa?

Clique em "ADICIONAR" para abrir um atendimento de tipo Reação Adversa, onde você pode inserir a substância causadora, o status e a gravidade da reação adversa, além das observações que entender necessárias. Clique em "CONCLUIR" e suas respostas serão automaticamente levadas para o Sumário de Reações Adversas. Na vigência de alguma reação adversa, o Core gera uma sinalização através de um triângulo vermelho na barra de Resumo do Paciente.

Imagens

O que são?

"IMAGENS" é uma funcionalidade para a organização de arquivos digitais de imagens.

Quais tipos de arquivos podem ser importados?

Por ora, somente arquivos do tipo jpeg e png podem ser importados.

Como fazer a importação de imagens?

Somente uma pergunta do tipo "imagem" pode fazer a importação de um arquivo de imagem. Clique em "CARREGAR IMAGEM" para realizar a importação. A imagem importada aparecerá automaticamente no Sumário Imagem.

Internações

O que são?

"INTERNAÇÕES" é uma funcionalidade que registra e organiza as internações do paciente.

Como adicionar uma internação?

Clique em "ADICIONAR" para abrir um atendimento de tipo Internação, cujo preenchimento gera a inclusão de nova internação.
- Clique em "INICIAR ATENDIMENTO";
- No Banco de Atendimentos, selecione um atendimento de tipo Internação;
- Acrescente os dados a respeito da internação e em "CONCLUIR";
- Pronto: a internação já estará inserida.

Atendimentos

O que são?

Os atendimentos constituem a estrututa fundamental da inteligência do Core. São formulários clínicos que oferecem uma nova dinâmica de atendimento por meio da estruturação automática de dados clínicos e da padronização e personalização da consulta.

O que são Atendimentos Públicos?

São atendimentos abertos, livres para serem compartilhados entre usuários do Core. Isso significa que qualquer usuário cadastrado pode utilizar um atendimento criado por outro usuário, desde que público. Esse é o espírito do Core: colaborativo.

O que são os Atendimentos UTIL?

Criados pelo Board de Especialistas da UTIL, os Atendimentos UTIL compõem-se de perguntas que traduzem o raciocínio clínico empregado durante a avaliação de um paciente.
A equipe "Board de Especialistas UTIL" no Core abastece a inteligência clínica da plataforma.

Quais são os tipos de Atendimento?

Os Atendimentos são divididos em tipos, o que lhes confere características particulares para cada situação. Essas características se devem à presença das chamadas perguntas essenciais, um conjunto fixo de perguntas e específico para cada tipo de atendimento. Há 11 tipos de Atendimento no Core: Consulta, Genérico, Diagnóstico, Procedimento, Reação Adversa, Controles, Resultados de Exame, Solicitação de Exames, Prescrição, Internação, e Compromisso.

O que são Banco de atendimentos?

O Banco de Atendimentos é o repositório de formulários de atendimento do Core.

O que são Banco de perguntas?

O Banco de Perguntas é o repositório de perguntas do Core.

O que são Atendimentos relacionados?

São atendimentos vinculados a um atendimento específico que proporcionam agilidade no preenchimento.

Seleção

Como encontrar um atendimento?

- Na página da equipe, clique em "BANCO DE ATENDIMENTOS"; - Observe, na coluna vertical da esquerda, diversas opções para facilitar o encontro de um atendimento: por tipo, área, especialidade e situação;
- Você pode também fazer a busca digitando o nome de interesse no campo de busca;
- Os atendimentos encontrados serão dispostos na tela e ordenados por ordem alfabética, popularidade ou preenchimento (conforme o campo ORDENAÇÃO);
- Os atendimentos são apresentados em caixas contendo nome, tipo, responsável pela criação, número de preenchimentos, número de equipes que compartilham, versão e informações detalhadas sobre o atendimento, permitindo visualizar as perguntas do atendimento.

Como trazer um atendimento para o acervo da equipe?

- Em BANCO DE ATENDIMENTOS, na barra vertical da esquerda, clique em "Atendimentos UTIL" se deseja adicionar um Atendimento UTIL ou em "Encaminhamentos" se deseja adicionar um atendimento de uma equipe com quem tem Encaminhamento;
- Todos os atendimentos existentes no Core aparecerão ordenados;
- Clique em "ATENDIMENTO DA EQUIPE";
- Pronto: atendimento estará inserido no acervo da equipe.

Preenchimento

Quando e como inativar um atendimento?

Quando o atendimento não deve mais ser preenchido, ele deve ser inativado. Para inativar um atendimento, na página de configuração do atendimento, clique em "INATIVAR ATENDIMENTO". Clique em "SALVAR".

Como reativar um atendimento?

Basta manter a opção "INATIVAR ATENDIMENTO" não selecionada. Clique em "SALVAR".

Quando reeditar um atendimento?

Pode-se reefitar um atendimento quando se comete um erro depois de concluído o preenchimento do atendimento; ou, se deseja modificar a resposta de uma pergunta essencial. Clique em "REEDITAR".

Como invalidar um atendimento?

Depois de concluído o atendimento, ao revisá-lo, você pode invalidá-lo ao clicar em "INVALIDAR". Porém, é necessário ter clicado em "CONCLUIR" antes de "INVALIDAR".

Como descartar um atendimento?

Clique em "DESCARTAR" na parte inferior do atendimento. O rascunho do atendimento também será descartado.

O que são Rascunhos?

Rascunhos são atendimentos preenchidos, mas que ainda não foram salvos. Toda vez que um atendimento é preenchido, é gerado um rascunho automaticamente, de modo a evitar a perda de dados e o retrabalho.

Criação

Como definir as áreas e especialidades de um atendimento?

Na página de configuração do atendimento, clique em "ÁREAS e ESPECIALIDADES". O Core permite que você escolha quantas áreas e especialidades considerar necessárias. Defini-las é importante para facilitar a busca de um atendimento através do filtro do Banco de Atendimentos.

Como acrescentar perguntas a um atendimento já existente?

Na página de configuração de um atendimento, clique em "NOVA PERGUNTA". O Core abrirá a tela de configuração da pergunta.

Quais são os tipos de perguntas?

São de 6 tipos de perguntas:
- Numérica: pergunta para dados quantitativos que não possuem unidade de medida no Core - você pode definir a unidade de medida que desejar;
- Quantidade: pergunta para dados quantitativos que possuem unidade de medida no Core (as mais comuns);
- Texto: pergunta para digitação de texto livre;
- Data/hora: pergunta para registro de data e hora;
- Múltipla escolha: pergunta que permite a escolha entre duas ou mais alternativas; há dois tipos de perguntas múltipla escolha:
(1) seleção única: apenas uma alternativa pode ser escolhida;
(2) seleção múltipla: mais de uma alternativa pode ser escolhida;
- Imagem: pergunta que permite importação de imagem com até 10 Mb.

Como configurar perguntas?

- Clique em "NOVA PERGUNTA" e digite o nome da pergunta no campo "PERGUNTA" - você pode elaborar a pergunta que quiser;
- No campo "INSTRUÇÃO", se achar necessário, você pode dar as orientações para a resposta à pergunta;
- No campo "FORMATO", você define qual o tipo da pergunta:
- Numérico: você pode definir o sufixo (unidade de medida) e o prefixo (texto que aparece antes do valor);
- Quantidade: defina a unidade de medida da lista suspensa;
- Texto;
- Data/hora: defina a precisão requerida;
- Múltipla escolha:
(1) se seleção única:
- defina o "COMPONENTE", ou seja, a maneira como as opções aparecerão (botões de seleção ou lista suspensa);
- digite o nome da alternativa (a que quiser) e adicione-a; você pode acrescentar quantas alternativas achar necessário;
(2) se seleção múltipla: digite o nome da alternativa e adicionar;
- Imagem.

Como encontrar perguntas já existentes para um atendimento?


- Na página de configuração do atendimento, clique em "BANCO DE PERGUNTAS". O Core abrirá a tela do Banco de Perguntas, onde você encontra mecanismos para a busca de perguntas;
- Todas as perguntas pertencentes aos Atendimentos UTIL, ou aos atendimentos de sua equipe (ou, ainda, aos atendimentos públicos) estarão disponíveis. Você pode fazer busca por digitação do nome da pergunta ou através dos filtros da barra vertical à esquerda;
- Identificada a pergunta, clique no círculo no canto superior;
- O botão "PRÓXIMO PASSO" mostra qual(is) atendimento(s) contém(êm) a pergunta em questão; você pode selecionar um deles e ir para o próximo passo, que possibilita a importação da(s) lógica(s) relacionada(s) a esta pergunta naquele atendimento selecionado (caso a pergunta possua lógica(s));
- Clique em "ADICIONAR E SAIR". Pronto: pergunta já estará importada.

O que é Etapa?

Etapa é a divisão - tal qual um capítulo - de um conjunto de perguntas. Todo atendimento é composto por etapas, que podem ser organizadas da maneira que você considerar melhor. Exemplo: Anamnese (etapa 1) - Exame físico (etapa 2) - Impressão e conduta (etapa 3) - Solicitação de exames e prescrição (etapa 4) - e assim por diante.

O que significa "Atributos"?

"Atributos" são propriedades da pergunta que definem se a mesma terá resposta obrigatória ou se será incluída na linha do tempo.

O que é uma lógica?

As lógicas são a base da inteligência CoreSmart, exclusividade do Core e da UTIL. As lógicas permitem que um atendimento seja responsivo e condicionado às respostas dadas às perguntas do mesmo. O conceito "IF-THEN" é usado pelo CoreSmart para que o atendimento flua naturalmente e seja coerente com as boas práticas médicas da especiliadade daquele atendimento específico.

Como importar uma lógica?

Toda pergunta, desde que possua lógica em outro atendimento, dispõe de mecanismo de importação de lógica: o botão azul IMPORTAR LÓGICA. Basta clicar. O Cobre abre tela do Banco de perguntas, onde é possível fazer a importação.

Como criar uma lógica?

- Na página de configuração do atendimento, clique no botão NOVA LÓGICA; você terá acesso a um campo para configurar as lógicas daquela pergunta;
- Clique no campo AÇÃO para ter acesso a uma das 5 lógicas: exibir alerta, incluir pergunta, propor atendimento, adicionar atendimento e antecipar resposta;
- Você pode inserir quantas lógicas considerar necessárias para a pergunta.

O que significa a ação "Exibir Alerta"?

A ação "Exibir Alerta" é uma lógica que dispara um alerta condicionado a uma determinada resposta.
- Selecione "Exibir Alerta" no campo "AÇÃO";
- Escolha a resposta que vai disparar o alerta;
- Caso a pergunta seja numérica ou quantidade, é possível determinar um valor, no qual (ou a partir do qual) o alerta será gerado; isso se dá através do campo "CONDIÇÃO":
- Selecione "igual a" para disparar um alerta caso o valor digitado seja igual ao que se deseja disparar o alerta;
- Selecione "entre" e redija um valor em "limite inferior" para disparar um alerta em caso de valor maior o igual a; ou redija um valor em "limite superior" para disparar um alerta em caso de valor menor ou igual a;
- Redija o alerta (até 50 caracteres).

O que significa a ação "Incluir Pergunta"?

A ação "Incluir Pergunta" é uma lógica que dispara a abertura da pergunta atual condicionada a uma determinada resposta de outra pergunta. É o mecanismo que permite "embutir" uma pergunta dentro de outra.
- Selecione "Incluir Pergunta" no campo "AÇÃO";
- No campo "CONDICIONANTE", escolha qual a pergunta condicionante - já presente no atendimento - que contém a resposta que vai disparar a abertura da pergunta atual;
- No campo RESPOSTA, escolha uma das alternativas contida na pergunta condicionante que, quando clicada, vai disparar a abertura da pergunta atual.

O que significa a ação "Propor Atendimento"?

A ação "Propor Atendimento" faz com que a resposta a uma determinada alternativa dispare um alerta de recomendação para o preenchimento de outro atendimento, dinamizando o mesmo.
- Selecione "Propor Atendimento" no campo AÇÃO;
- No campo "ATENDIMENTO", escolha qual será o atendimento proposto quando determinada alternativa for escolhida (é necessário que esse atendimento já tenha sido elaborado);
- No campo "RESPOSTA", escolha uma das alternativas da pergunta atual que, quando clicada, vai disparar o alerta que propõe o novo atendimento.
Atenção: é necessário reconfiguar a lógica caso o atendimento a ser adicionado tenha sido atualizado.

O que significa a ação "Adicionar Atendimento"?

A ação "Adicionar Atendimento" faz com que a resposta a uma determinada alternativa dispare automaticamente a abertura de outro atendimento para preenchimento, dinamizando o atendimento.
- Selecione "Adicionar Atendimento" no campo "AÇÃO";
- No campo ATENDIMENTO, escolha qual será o atendimento a ser adicionado quando determinada alternativa for escolhida (é necessário que esse atendimento já tenha sido elaborado);
- No campo "RESPOSTA", escolha uma das alternativas da pergunta atual que, quando clicada, vai disparar o novo atendimento.
Atenção: é necessário reconfiguar a lógica caso o atendimento a ser adicionado tenha sido atualizado.

O que significa a ação "Antecipar Resposta"?

A ação "Antecipar Resposta" permite que uma pergunta seja respondida automaticamente. Quando se trata de uma pergunta com alternativas, uma das alternativas já aparece clicada. Quando se trata de uma pergunta texto, o conteúdo do texto já aparece disponível.
- Selecione "Antecipar Resposta" no campo "AÇÃO";
- Caso se trate de pergunta texto, basta redigir o a resposta;
- Caso se trate de pergunta múltipla escolha, selecione a alternativa que será respondida automaticamente.

Como editar uma pergunta?

Na página de Configuração do Atendimento, clique em "EDITAR PERGUNTA". O Core abre a tela de Configuração da Pergunta. Uma nova versão da pergunta será criada.

Encaminhamentos

O que são?

"ENCAMINHAMENTOS" são uma funcionalidade de transferência do prontuário de um paciente para outro profissional médico ou outra equipe, de modo a compartilhar informação entre equipes e entre profissionais.

Como iniciar um Encaminhamento?

- Na Página da Equipe, clique em "ENCAMINHAMENTOS";
- Clique em "NOVO ENCAMINHAMENTO";
- Escreve o nome do paciente no campo "NOME";
- Escolha o nome do destinatário no campo "DESTINATÁRIO";
- Defina, no item "SIGILO", se é necessário que o paciente autorize o compartilhamento de seu prontuário com a outra equipe;
- Informe a equipe destinatária sobre as equipes com as quais você já tem pacientes em comum (isso facilita o intercâmbio de informações do paciente com todas as equipes envolvidas no cuidado daquele paciente);
- Clique em "ENVIAR". Pronto: encaminhamento efetuado!

Como confirmar um encaminhamento?

Recebido o encaminhamento, você define se o paciente encaminhado é novo, ou um paciente já sob os cuidados de sua equipe através do mecanismo de busca ou de clique no nome do paciente. Depois, defina o sigilo e informe a equipe remetente sobre outras equipes que também avaliam esse paciente. Clique no botão "CONFIRMAR" para finalizar.

Como recusar um encaminhamento?

Clique em "RECUSAR" ao recebê-lo.

Como encerrar um encaminhamento?

Clique em "ENCERRAR". Assim, você encerrará sua participação no cuidado.

É possível fazer um encaminhamento para um profissional não cadastrado no Core?

Sim. Digite o e-mail do profissional não-cadastrado (ao invés de um membro já cadastrado) para que o Core envie um convite para ter acesso aos dados do prontuário do paciente.

Um profissional não cadastrado no Core pode atender um pedido de encaminhamento?

Sim. Este profissional pode acessar o Core partindo da mensagem que recebeu por e-mail e usar o sistema exclusivamente para preencher os dados do paciente em questão.

O paciente precisa autorizar o compartilhamento de seu pronturário?

Se a equipe destinatária definir que o paciente precisa consentir com o compartilhamento de seu prontuário, sim. A autorização do paciente para efetuar o encaminhamento será necessária.

Notas

O que são?

"NOTAS" são uma maneira fácil e rápida de se comunicar com os membros da sua equipe. Digite a mensagem no campo aberto. Boas aplicações para "notas" são a passagem de casos e o registro de pendências.

Exportação CDA

O que é CDA?

CDA é a sigla em inglês para "Clinical Document Architecture". Refere-se a uma formatação padrão desenvolvida pela Health Level Seven International (HL7), que permite o compartilhamento e a exportação de documentos médicos padronizados por meio de especificações estruturais e semânticas.

Em que formato é feita a exportação?

A exportação de dados é feita em formato .XML e possibilita o acesso ao prontuário do paciente de maneira offline e totalmente independente do Core. Isso significa que você terá o prontuário do paciente disponível através de um navegador, (preferencialmente no Internet Explorer especificamente para essa funcionalidade). OBS: é necessário que um arquivo utilhealthcare.xls esteja na mesma pasta onde a exportação será salva.

Como fazer a exportação de dados?

Na "Página da Equipe", clique em "EXPORTAÇÃO CDA" para abrir a tela de configuração da exportação. Você pode exportar os dados de todos os pacientes da equipe ou os dados de pacientes selecionados. Faça a sua escolha através do campo de busca.

Segurança

Os dados do meu paciente estão seguros no Core?

Sim, seus dados estão seguros no Core. A plataforma foi desenvolvida por profissionais de primeira linha norteados pelas boas práticas de desenvolvimento de software. O Core é uma plataforma 100% cloud-based, o que significa que não salva arquivos de informação confidencial nos terminais de acesso locais (ex.: seu computador ou smartphone). A plataforma conta com criptografia SSL (Secure Socket Layer) e também conta com a separação total da aplicação em si e seu respectivo banco de dados, mantido de forma confidencial e restrita.

Quem pode acessar os dados do meu paciente?

Somente os membros da sua equipe podem fazê-lo.